quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Empresas precisam aproveitar redes sociais em suas estratégias de marketing


O jovem executivo Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook na América Latina e ex-vice-presidente do Google no Brasil. Hohagen falou sobre como as redes sociais podem reinventar as organizações e trouxe exemplos de várias empresas que melhoraram sua produtividade, alavancaram suas marcas e diminuíram o turn over utilizando as redes sociais. 


Nova tendência de mercado eletrônico cresceu 40% nesse último ano.

Com uma boa experiência como gestor de pessoas, Hohagen diz que levou tudo o que aprendeu para o Facebook, onde faz hoje um trabalho de educar o mercado e as empresas a encarar essa transformação da forma como falar com os consumidores, já que essas novas ferramentas tecnológicas dão às pessoas o poder de compartilhar tudo.


 “Hoje não consumimos mais a informação de maneira linear e o acesso à tecnologia é realizado quase que de forma pessoal. A tecnologia avança em uma velocidade tão grande, que temos necessidade de saber como acompanhar esse movimento. O Facebook, por exemplo, tem mais de 750 milhões de pessoas conectadas em todo o mundo e as empresas que não souberem utilizar as redes sociais também não vão saber, com certeza, como lidar com essa geração que está aí, uma geração do aqui e agora, do imediato, que não se desconecta dessas mídias e redes em momento algum do seu dia.”
“Sou um apaixonado por construir empresas e por isso aceitei o convite para ir dirigir o Facebook. As redes sociais ajudam a conectar as pessoas às marcas e às empresas que elas mais admiram ou gostam e assim, as empresas precisam, urgentemente, aproveitar essas redes nas suas estratégias de marketing e de aproximação com o grande público”, salientou





sexta-feira, 18 de março de 2011

Logística e Distribuição – Uma abordagem conceitual dos temas nos dias de hoje


Distribuição é um dos processos da logística responsável pela administração dos materiais a partir da saída do produto da linha de produção até a entrega do produto no destino final. Após o produto pronto ele tipicamente é encaminhado ao distribuidor. O distribuidor por sua vez vende o produto para um varejista e em seguida aos consumidores finais. Este é o processo mais comum de distribuição, porém dentro desse contexto existe uma série de variáveis e decisões a serem tomadas pelo profissional de logística.
marketing vê que a Distribuição é um dos processos mais críticos, pois problemas como o atraso na entrega são refletidos diretamente no cliente. A partir do momento que o produto é vendido a Distribuição se torna uma atividade capaz de trazer benefícios e problemas resultantes de sua atuação 
Uma organização pode ser divida em três processos principais suprimentos, produção e distribuição (Gomes et al., 2004, p. 8-9). Onde termina o processo de distribuição de uma empresa, inicia o processo de suprimentos da empresa seguinte.
Como regra geral as empresas mais fortes da cadeia de distribuição são quem definem quem será o responsável pela entrega do material/produto. O ponto mais forte da cadeia não necessariamente é aquele que têm mais “dinheiro”, mas sim aquele que tem a necessidade de compra é menor do que a necessidade de venda do elo anterior da cadeia, então podemos concluir que este poder de decisão pode ser transferida rapidamente entre os elos, pois a globalização nos permite comprar um produto na china com frete FOB e ainda pagar mais barato do que uma compra em nossa região.
As empresas estão cada vez mais terceirizando suas atividades relacionadas a distribuição e focando suas atividades da empresa. A distribuição tem grande importância dentro da empresa por ser uma atividade de alto custo. Os custos de distribuição estão diretamente associados ao peso, volume, preço, tempo do cliente, importância na Cadeia de suprimentos, fragilidade, tipo e estado físico do material e estes aspectos influenciam ainda na escolha do transporte, dos equipamentos de movimentação, da qualificação e quantidade pessoal envolvido na operação, pontos de apoio, seguro, entre outros.
A palavra distribuição esta associada também a entrega de cargas fracionadas, neste tipo de entrega o produto/material é entrega em mais de um destinatário, aproveitando a viagem e os custos envolvidos. As entrega neste caso devem ser muito bem planejadas, pois a entrega unitizada tem um menor custo total e menor lead time, as entregas fracionadas devem ser utilizadas somente quando não for possível a entrega direta com o veículo completamente ocupado.